Digite  seu e-mail e receba artigos afins e notícias sobre cursos:

Inserir Retirar


Alguma dúvida?  

Fale conosco!

informe seu e-mail:

Digite sua mensagem:

 

 

 

 


Síndrome da Articulação Temporo-Mandibular (ATM)


Artigos

Participe da nova turma de formação no Rio de Janeiro.

 

 

Atualmente, muitas pessoas estão se familiarizando com o termo: Síndrome da Articulação Temporo-Mandibular. O termo síndrome é definido como um grupo de sintomas que caracterizam uma determinada doença ou problema. A Síndrome da ATM é um conjunto de sintomas conhecidos que se relacionam a problemas funcionais e algumas vezes estruturais da ATM.

 

Essa articulação nos permite abrir e fechar a boca livremente e também exercer a mastigação. Se você colocar o dedo indicador nos ouvidos e depois abrir e fechar a mandíbula algumas vezes, você poderá sentir essa articulação se movendo junto ao seu ouvido. A ATM é muito importante porque, funcionalmente, representa um papel importante na mordida, respiração e fala. Quando a ATM se torna um problema, surge o desconforto e sintomas tais como: enxaquecas, dores no pescoço, mandíbula, costas, lombar, bem como distúrbios visuais, digestivos, mudanças de personalidade, ansiedade, depressão e irritabilidade. A ATM pode também apresentar estalidos e ruídos, ou até mesmo, em casos mais graves, ficar paralisada quando da abertura e fechamento da boca.

 

Dentistas vêm atualmente enfrentando cada vez mais problemas com a ATM. Normalmente, a odontologia obtém um resultado razoavelmente bom, mas não excelente. A maior parte dos tratamentos odontológicos que tomei conhecimento, envolve o reposicionamento da mandíbula e/ou dos dentes. Isso é uma tentativa no sentido de remodelar o posicionamento das estruturas envolvidas no morder e no mastigar. Outros dentistas usam técnicas para relaxar a musculatura envolvida no abrir e fechar da boca. Entre essas técnicas, podemos citar,

 

A terapia CranioSacro vem sendo reconhecida, por uma parte da comunidade odontológica, como um dos tratamentos válidos em caso de síndrome da ATM.

 

A terapia CranioSacro causa controvérsias, mas produz bons resultados que são difíceis de serem questionados, mesmo por aqueles que discordam de sua teoria. Usando CS, nós gentilmente ajudamos os ossos do crânio a se reposicionarem por eles mesmos. Dessa forma, as capacidades curativas de auto-correção do paciente são respeitadas. Nós vemos os problemas funcionais da ATM, mais como parte de um complexo de sintomas, do que como uma causa em si.

 

Parte do desafio do CS é encontrar as causas subjacentes aos sintomas. A ATM está assentada entre os ossos temporais e, caso esses ossos estejam levemente fora de posição, a ATM não irá funcionar bem. A mordida sai, então, de seu alinhamento normal - sintoma conhecido como má oclusão - e aparentemente torna-se a causa do problema.

 

Entretanto, se o posicionamento dos ossos temporais forem primeiramente equilibrados, a mordida freqüentemente se auto-corrige evitando assim, os danos de uma intervenção intrusiva...

 

(continua no próximo artigo)

 

John Upledger( Transcrição de artigo editado pela revista Massage Magazine, March/April 1997)

 

 

Artigos:

 

Os Paradoxos do CrânioSacro Essencial
Anatomia e Fisiologia
O Caminho do Acolhimento
Síndrome da Articulação Temporo-Mandibular (ATM)
Um Caso de ATM
CrânioSacro Balancing
Técnica das Linhas de Acesso

 

principal ] o que é ] benefícios ] quem somos ] formação ] artigos ] cadastro ] material ] links ] [ fale conosco ]

 

Copyright © 1996 CrânioSacro Essencial. All rights reserved.